Informações sobre o Projeto

O racismo é um mal e, como todo mal, deve ser atacado para ser destruído. Um dos grandes responsáveis pela existência do racismo é a ignorância. E quem ainda acredita em idéias racistas precisa de um remédio: rever seus conhecimentos.

A escola, em seu silêncio, não apenas permite, mas reforça os preconceitos raciais, gerando problemas sérios no desenvolvimento da auto-estima dos alunos e alunas negros e em sua trajetória escolar.

Este blog tem por objetivo divulgar o projeto desenvolvido desde 2006, na Escola Municipal Sebastiana Diniz Mattos Cardoso, onde atuo como pedagoga e servir como ferramenta de comunicação entre os profissionais da escola e outros interessados pela temática étnico-racial. O projeto tem a adesão das professoras do 1º turno e dos profissionais da biblioteca da escola.


Os principais
objetivos são:
- Conhecer e valorizar as diversas culturas presentes na constituição da identidade brasileira.
- Repudiar toda discriminação baseada em diferenças de etnia, classe social, crença religiosa, gênero e outras características individuais e/ou sociais.
- Desmistificar inverdades sobre a História do nosso país, a História da África e a Cultura dos africanos e afrodescendentes.
- Resgatar a auto-estima positiva dos nossos alunos e alunas negros.

Etapas do projeto:
- Formação dos professores e demais funcionários da escola, durante todo o ano, através de oficinas e palestras.
- Formação para os pais e demais membros da comunidade, através de oficinas.
- Inclusão da diversidade em todos os materiais pedagógicos: cartazes, atividades, livros.
- Realização da Festa da Cultura Negra, com exposição dos trabalhos/atividades realizadas ao longo do ano, apresentações de alunos e intervenções culturais da comunidade.


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Frase da Camisa 2012

"Tire o seu racismo do caminho, que eu quero passar com minha cor". Georges Najjar Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário